Planejar o ano (do calendário ou fiscal) é muito importante. No mundo dos negócios é necessário olhar para o passado, analisar, e estruturar a estratégia futura. Mas como fazer isso? Vem com a gente, que nesse artigo vamos falar sobre projeção financeira, e as etapas para construí-la.
O que é projeção financeira?
A projeção financeira é uma previsão das receitas e despesas da empresa projetada por um certo período. O mais comum é a projeção anual com revisão trimestral, mas isso pode variar.
Ela é útil pois permite ao gestor a visualização da saúde financeira da empresa de forma rápida, ao comparar o previsto com o realizado. Se você estiver dentro da previsão, você sabe que está indo para o caminho certo!
Por onde começar?
Até aqui, legal! Mas, como fazer isso? Como antecipar-se a acontecimentos para não ser surpreendido no futuro?
Bem, se você tem um sistema (como o Tático ERP), ou controla suas receitas e despesas, isso se torna um pouco mais fácil. Primeiramente é necessário levantar as despesas e as receitas da empresa. Exemplos de despesas são: salários, encargos, impostos, água, luz, aluguel, comissões, entre outros. Já a receita é o valor que entra no caixa da sua empresa, pago pelo seu cliente. Você pode organizar esses dados no Excel para facilitar.
Se você não tem um sistema, e também não controla as finanças de forma manual, é hora de buscar as movimentações no banco (ou na memória!) e colocar tudo na ponta do lápis para fazer a projeção.
Além do levantamento das despesas fixas, também é necessário saber se a empresa tem intenção de aumentar a equipe, os salários ou até mesmo de fazer uma reforma no escritório. Esses eventos entre outros, devem ser levados em consideração na sua projeção.
Dados levantados! E agora?
Projetando as despesas
Os dados levantados nos dão uma base para informação, e trabalharemos em cima disso. Vamos começar pelas despesas.
Faça uma média mensal dos valores coletados, e projete essa média para o ano. Verifique se nos valores utilizados como base tem algum valor esporádico, que não se repetirá. Por exemplo: Aquisição de computadores. Se você não tem a intenção de aumentar o número de funcionários, pode ignorar essa despesa com computadores, pois não ocorrerá novamente. Por fim, mas não menos importante, coloque os valores dos itens que a empresa tem intenção de comprar/realizar no próximo ano.
Projetando as receitas
Após projetado as despesas, você irá projetar as receitas. É necessário fazer uma análise cautelosa do seu histórico anual. De como o mercado está para o seu produto, e também das épocas sazonais. Por exemplo: em que período seu produto/serviço tem mais demanda? Em quais meses seu faturamento tem reduzido?
A projeção da receita é mais volátil que a das despesas. Você não sabe se vai vender tudo o que planeja, ou se vai receber efetivamente de seu cliente. Ao contrário das despesas, que os boletos não pararão de chegar, rsrsrs. Por isso, é importante projetar as receitas de forma realista.
Diferentes cenários
Há empresas que trabalham apenas com um cenário: aquele que a empresa “acredita”. Entretanto, idealmente você pode trabalhar com diferentes cenários, para o caso de as coisas fugirem do planejado.
Essa questão também vai muito do perfil do gestor, que pode ser: realista, otimista ou pessimista. Dessa forma, é possível trabalhar com os três cenários (pelo menos duas são recomendadas!). Se faça as seguintes perguntas: O que sua empresa realiza hoje? O que ela tem muito potencial de realizar, com um determinado esforço? E se os clientes parassem de pagar?
Os finalmentes
Após ter feito todo esse estudo, é “só” subtrair as despesas da receita, e você terá a consolidação do caixa. 😊
O resultado é o seu saldo de caixa mês a mês, e o saldo acumulado para você entender seu giro necessário. Então, se “em agosto a empresa vai ficar sem caixa”, você conseguirá visualizar com antecedência para reagir quando esse momento chegar.
Também é muito importante fazer o acompanhamento da sua projeção, para garantir que a mesma não esteja equivocada. Caso enxergue alguns furos, não se desespere. Lembre-se que você está bem antecipado, então tem tempo de corrigir.
Agora você já tem as informações necessárias para fazer a projeção da sua empresa. Bora organizar isso aí? E depois de construi-la, lance em seu sistema para fazer o comparativo do previsto versus realizado!
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